A Secretaria Municipal de Cultura promove este ano mais de 100 atrações literárias na campanha Paixão de Ler.
Já em sua 19ª edição, a campanha deste ano que começará entre os dias 4 e 11 de novembro, com programação gratuita e atrações em vários bairros, com o objetivo principal de incentivar o acesso da população aos livros, às bibliotecas e outros espaços ligados a literatura.
O Rio de Janeiro recebe homenagem este ano através do tema é Crônicas do Rio que tem como proposta debater o papel do gênero crônica nos dias de hoje:
“A crônica é um gênero que nasceu e cresceu no Rio de Janeiro, contribuindo para a sua construção simbólica”, diz a coordenadora de Livro e Leitura da secretaria, Leda Fonseca, organizadora da campanha. Segundo Leda, o evento procura enfatizar a importância da leitura como instrumento de formação do cidadão. “Queremos fortalecer o sonho de um Rio literário.”
A abertura ocorrerá na próxima sexta-feira (4), às 19h, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, no centro do Rio, com uma palestra dos cronistas Zuenir Ventura e Antonio Prata, mediada pelo escritor e professor Paulo Roberto Pires.