O jornal português Diário Digital, edição de hoje (01/09), publicou uma matéria interessante sobre um estudo relacionado ao sono das crianças. Segundo a matéria, crianças na primeira infância precisam de no mínimo dez horas de sono para não ter problemas cognitivos e de comportamento, quando entrarem na escola.
As crianças que dormem menos de 10 horas por noite na primeira infância têm mais probabilidade de terem problemas cognitivos e de comportamento quando entram para a escola, mesmo que normalizem os seus padrões de sono, revela um estudo.
A primeira grande investigação sobre o desenvolvimento de padrões de sono durante a infância foi desenvolvida por Jacques Montplaisir, do Centro de Doenças do Sono do Hospital do Sacré-Coeur de Montreal, no Quebeque, Canadá, e é publicada no número de Setembro do jornal SLEEP, da Academia Norte-americana de Medicina do Sono.
O estudo conclui que a falta de sono noturno, especialmente na primeira infância, pode afetar o desempenho cognitivo da criança na escola mesmo que esses padrões de sono se normalizem mais tarde e realça a necessidade de uma criança dormir pelo menos 10 horas por noite, especialmente até aos três anos e meio de idade.
Jacques Montplaisir acompanhou a evolução anual dos padrões de sono dos cinco meses aos seis anos de idade de 1.492 crianças.
Continuar lendo