O Ministério da Saúde quer que crianças e jovens adquiram o hábito de lavar as mãos nas escolas, como forma de prevenção da maioria das infecções. Importante é que as mãos sejam lavadas de forma correta.
Assim, a partir de hoje (15), Dia Mundial de Lavar as Mãos, o Ministério quer que a campanha Saúde a Gente Também Aprende na Escola. Lave as Mãos com Água e Sabão conte com apoio de estudantes, professores e funcionários de colégios, como agentes divulgadores sobre os benefícios de higiene adequada das mãos, afastando doenças transmitidas por bactérias, vírus e fungos.
Segundo o infectologista Mauro Asato, o hábito de lavar as mãos deve começar a ser ensinado em casa e a escola deve reforçar este hábito, mostrando a importância de uma boa higiene.
“Com uma lavagem inadequada, eu posso estar carregando algum vírus ou bactéria”, destacou. “Algumas dessas doenças podem apresentar quadros como o de uma gripe ou diarreia, e hepatites virais, além de outras doenças bacterianas”, completou.
Veja abaixo as principais orientações do Ministério da Saúde para lavar as mãos de forma correta:
- Molhe as mãos com água e aplique o sabonete;
- Ensaboe as mãos, esfregando uma na outra;
- Esfregue a palma de uma das mãos nas costas da outra, entrelaçando os dedos, e vice-versa;
- Entrelace as mãos e esfregue bem os espaços entre os dedos;
- Enxague bem as mãos com água;
- Seque as mãos com papel toalha e o utilize para fechar a torneira.
A OMS recomenda que o procedimento dure entre 40 e 60 segundos. A torneira deve ficar fechada enquanto as mãos estão sendo ensaboadas, ajudando a reduzir o desperdício de água.