Um novo estudo publicado recentemente, mostra que as crianças, a partir dos 3 anos, possuem um ‘senso numérico’ que pode estar ligado à aptidão matemática.
Melissa Libertus, psicóloga da Johns Hopkins University, e colegas examinaram algo chamado ‘senso numérico’, uma intuição – não envolvendo contagens – acerca do conceito de mais e menos. Isso existe em todas as pessoas, disse Libertus, incluindo crianças e povos indígenas sem qualquer educação formal.
Segundo publicado no jornal The New York Times, os pesquisadores mediram essa intuição em crianças pré-escolares exibindo grupos de pontos azuis ou amarelos, piscando numa trela de computador. As crianças tinham de estimar qual grupo de pontos era maior em número. Como a exibição era rápida, elas tinham de usar seu senso numérico em vez de contar os pontos.
“Nós estávamos interessados em conhecer as primeiras habilidades matemáticas das crianças, bem antes de entrarem na escola”, disse Dr. Libertus. Compreender isto pode ajudar a nivelar o campo de matemática entre as crianças.
A pesquisa está publicada na edição recente do journal Developmental Science.