Crianças devem vacinar contra pólio e jovens contra rubéola a partir deste sábado (9)

A partir deste sábado ( 9), crianças de até cinco anos de idade devem ser vacinadas contra a poliomielite e adultos, entre 20 e 39 anos, devem se imunizar contra a rubéola.

Na Bahia, a meta da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) é vacinar 6,3 milhões de pessoas: 5 milhões contra a rubéola e 1,3 milhão contra a pólio.

A data marca o início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Rubéola, a Síndrome da Rubéola Congênita e a Poliomielite.

“Essa é uma das maiores campanhas de vacinação que já tivemos no Sistema Único de Saúde. No caso da rubéola, vamos focar especialmente na população adulta que não foi vacinada na infância”, afirmou o secretário Jorge Solla.

As vacinas vão estar disponíveis em nove mil postos de saúde espalhados pelos 417 municípios baianos.

A campanha contra a rubéola vai até o dia 12 de setembro, enquanto a mobilização contra a poliomielite termina em 16 de agosto.

O objetivo das campanhas é garantir a erradicação da poliomielite e assegurar a eliminação da rubéola, principalmente a síndrome da rubéola congênita -quando a doença é adquirida pela gestante e pode gerar problemas congênitos para o bebê, como cardiopatias, cegueira, surdez, retardo mental, entre outras complicações e seqüelas.

Cerca de 26 mil profissionais de saúde e voluntários vão estar envolvidos na campanha em todo o território baiano. A vacina contra a rubéola, que protege também contra o sarampo, tem 95% a 97% de eficácia quando aplicada após o primeiro ano de vida.

Dados da Sesab mostram que 790 casos suspeitos de rubéola foram notificados na Bahia até julho deste ano. Desse total, 593 foram descartados e 26 foram confirmados.

No ano passado, os homens foram vítimas de 85% dos casos da doença. É por isso que a campanha vai ser focada principalmente neles.

“A população masculina tradicionalmente não tem o hábito de procurar o posto de saúde. Daí a necessidade de um trabalho direcionado a esse segmento da população”, afirmou a diretora da Vigilância Epidemiológica da Sesab, Alcina Andrade.

Sintomas – Causada pelo vírus do gênero Rubivirus, a rubéola é altamente contagiosa e acomete adultos e crianças, embora a incidência seja maior no segmento infantil.

A transmissão acontece através da respiração (contato com gotículas do nariz e da boca de uma pessoa infectada) e os sintomas são semelhantes aos da gripe – febre, dor de cabeça, dor ao engolir, dores nas articulações e nos músculos, pele seca, congestão nasal, espirros, aumento dos gânglios linfáticos (ínguas) e manchas avermelhadas na pele.

Já a poliomielite , conhecida como paralisia infantil, é uma doença infecto-contagiosa viral aguda que atinge principalmente crianças de até 5 anos, embora também possa ocorrer em adultos.

Caracteriza-se, sobretudo, por paralisia dos membros inferiores e pode deixar seqüelas graves, levando até a morte.

A doença é transmitida pelo poliovírus, que entra pela boca e é carregado por fezes e por gotículas expelidas durante a fala, a tosse e o espirro da pessoa contaminada. A prevenção se dá com a vacinação.

…/bs