Corpo de bombeiros da Bahia participa da luta contra mosquito da dengue

·

O Corpo de Bombeiros está empenhado em combater o mosquito da dengue, participando ativamente da Mobilização dos Servidores Públicos em apoio à Campanha de Combate à Dengue na Bahia.

Para isso, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com a do município de Salvador, capacitou 205 militares, no Curso de Instrução de Combate ao Vetor da Dengue, para atuar nos bairros como agentes de saúde, identificando focos, tratando depósitos e orientando a população quanto aos mecanismos básicos de prevenção.

Durante 45 dias, as equipes de militares bombeiros visitaram 14.703 imóveis, atenderam 111.174 pessoas, trataram 28.542 depósitos e eliminaram 2.542 focos do Aedes aegypti, Culex e Aedes albopictus.

Para discutir sobre todo o trabalho desenvolvido, a corporação, juntamente com as secretarias, promoverá um seminário interno, onde os participantes possam discutir temas relacionados à dengue e propor novas ações voltadas ao controle do mosquito nos Distritos Sanitários de Salvador.

Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que de 50 a 100 milhões de pessoas são infectadas no mundo pela dengue e 20 mil morrem em consequência da doença. Segundo explica a diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, Alcina Andrade, é de fundamental importância o engajamento de todos, principalmente dos militares, para que se possa alcançar resultados positivos no combate à dengue, que hoje se constitui em um dos maiores problemas de saúde pública.

Teatro e concurso

Por uma questão de segurança, os bombeiros realizaram o trabalho de campo usando trajes civis, com a camisa do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A produtividade de cada militar foi aferida por meio de ficha de controle de freqüência, onde era anotado o número de ações realizadas – imóveis visitados, focos eliminados, depósitos tratados e pessoas atendidas.

O grupo de teatro do Corpo de Bombeiros criou uma peça, com fantoches, utilizando a dengue como tema central. O trabalho foi apresentado, inicialmente, na Escola Municipal Risoleta Neves, no bairro de Saramandaia, e depois levado a várias escolas da rede pública estadual de Salvador e Região Metropolitana.

Complementando a ação teatral, os bombeiros realizaram palestras informando alunos, professores e funcionários sobre a importância de se combater o mosquito da dengue. Além disso, promoveram um concurso sobre o conteúdo das palestras e os vencedores receberam como prêmio, uma visita aos quartéis do Corpo de Bombeiros, onde foram “Bombeiros por um dia”.

Em parceria com a Sesab, os militares fizeram ampla distribuição de folhetos da campanha em eventos realizados pela corporação, a exemplo da Corrida do Fogo, tradicional prova do calendário baiano, onde atletas e espectadores foram informados de como fazer a prevenção da dengue. Na caminhada da Conscientização, em Saramandaia, também foi feita panfletagem com os moradores do bairro.

Um faxinaço aconteceu nos quartéis da corporação em Salvador e na Região Metropolitana e, em paralelo à atividade de limpeza para a eliminação de possíveis focos do mosquito, foram passadas instruções para a tropa quanto às formas de combate ao vetor e identificação dos sintomas da doença.

sas/is

Comentários

2 respostas para “Corpo de bombeiros da Bahia participa da luta contra mosquito da dengue”

  1. Avatar de Jackson Rubem
    Jackson Rubem

    Obrigado, Magali, por participar.

  2. Avatar de magali calheiros dos santos
    magali calheiros dos santos

    mosquitoeiro fabricado com garrafas pet pode armazenar dezenas de mosquitos e larvas e confiná´los ate a morte. Ideal para lugares de difícil acesso como: terrenos baldios e ´casas abandonadas.