Ícone do site O Brasileirinho

Conferências de Juventude mobilizaram mais de 12 mil jovens na Bahia

Mais de 12 mil jovens discutiram diretamente a política estadual de juventude que desejam para os próximos dez anos. Assim foi o ciclo de plenárias territoriais da Conferência de Juventude da Bahia que terminou hoje (19) na cidade de Alagoinhas. Os debates envolveram os 26 territórios de identidade. em 21 plenárias marcadas pela diversidade e mobilização dos jovens entre 15 e 29 anos.

“As nossas expectativas foram superadas e conseguimos mobilizar os jovens mais do que o próprio PPA Participativo quando discutimos o orçamento do Estado”, disse o secretário de Relações Institucionais, Rui Costa. Ele destacou, ainda, a importância da participação da sociedade na elaboração de políticas públicas. A Conferência Estadual de Juventude será realizada nos dias 28, 29 e 30 de março com dois mil participantes em Salvador.

A Bahia foi o único estado a ir além da Conferência e convocou uma grande com as plenárias territoriais, por meio da campanha Jovem Gera Ação. Com isso deve realizar, segundo os coordenadores, a maior Conferência de Juventude do país. Os debates revelaram a educação e emprego como duas preocupações dos jovens baianos. Os dois temas contaram com o maior número de inscritos. “Isso demonstra a importância de ouvir as sugestões dos nossos jovens ,já que elas estão afinadas com nossa realidade”, destaca Éden Valadares, coordenador da Conferência, ao se referir aos indicadores de emprego e educação do Estado.

A Bahia possui o maior número de analfabetos entre 15 e 24 anos do país – cerca de 160 mil jovens – além de ser a 3ª pior renda juvenil do Brasil, segundo levantamento do Índice de Desenvolvimento Juvenil (IDJ) da Unesco.

Das plenárias territoriais saíram 26 delegados para a Conferência Nacional que acontece no mês de abril em Brasília e representantes para a Conferência Estadual. Coordenada pela Secretaria de Relações Institucionais (Serin), as sugestões colhidas nas plenárias territoriais servirão de base para o Plano Estadual de Juventude que o governo do Estado pretende estabelecer junto com o Conselho Estadual de Juventude.

Ias/al

Sair da versão mobile