Pessoas comuns, assim como eu, encaram as coisas com naturalidade, sem questionar nada, mas existem aquelas que estão sempre fazendo perguntas para si mesmo e tentando obter respostas. Um exemplo disso é sobre o espinafre, que entre outras coisas serve para fazer tinta para crianças brincar.
Vou explicar melhor. Os cientistas sempre acharam que as luzes fluorescentes dos supermercados contribuem para o aumento do valor nutricional do espinafre.
E se o espinafre fica na escuridão o que acontece? Perde nutriente! É o que revela uma pesquisa publicada na American Chemical Society’s, sobre as melhores formas de guardar os vegetais.
Cientistas Gene Lester, Donald J. Makus, e D. Mark Hodges, disseram que os supermercados geralmente exibem espinafre fresco em recipiente de plástico e em vitrines que podem ser expostas à luz fluorescente 24 horas por dia.
E então eles perguntaram como esta exposição contínua a luz pode afetar o valor nutricional do espinafre – o segredo para a força do Popeye, um clássico dos desenhos animados.
Para saber com exatidão científica o que acontece, eles colocaram folhas frescas de espinafre expostas à luz contínua ou escuridão, durante três a nove dias, conforme noticiado no Daily Mail.
E obtiveram o seguinte resultado: espinafre armazenado à luz, durante três dias, apresentou níveis mais elevados de vitaminas C, K e E, mais ácido fólico e uma vitamina B.
Depois de nove dias, os níveis de ácido fólico aumentaram entre 84 e 100 por cento; os níveis de vitamina K também aumentaram em até 100 por cento. As folhas também apresentaram níveis mais elevados dos carotenóides luteína e zeaxantina, pigmentos vegetais.
Quanto à escuridão, meu caro leitor ou leitora, eles descobriram que a tendência é o espinafre perder nutrientes, mas pode também permanecer inalterados.
Não entendi! É isso mesmo. A escuridão pode fazer com que eles percam nutrientes ou fiquem inalterados. Na realidade, o que influencia mesmo é a luz.