- Adultos que comem mais carne vermelha são 19% mais propensos a ter câncer renal.
- O churrasco ou o ‘grill’ é pior por causa dos produtos químicos.
- No entanto, a carne vermelha é uma importante fonte de ferro.
Tanto na alimentação quanto na maioria das coisas, a virtude está no equilíbrio. Não se deve abusar de nada, mas existem alguns alimentos exigem uma preocupação extra. Um deles é carne vermelha.
Muitos estudos alertam para o risco de uma dieta com muita carne, principalmente a vermelha e mal cozida. Agora, um estudo realizado pelo National Cancer Institute (EUA), diz que comer muito churrasco de carne vermelha pode estar associado ao câncer de rim.
O estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition foi realizado com base em informações sobre os hábitos alimentares de cerca de 500 mil americanos maiores de 50 anos, durante nove anos.
Descobriram que adultos que comeram mais carne vermelha (cerca de 113 gramas por dia) do que o restante tinham maior probabilidade (19%) de câncer de rim do que aquelas que comeram menos. Assim, do número total de pessoas envolvidas na pesquisa, aproximadamente 180 foram diagnosticadas com câncer renal.
Não demonizar carne
Apesar disso, não demonizar carne, dizem os pesquisadores, pois algumas pessoas que comem muita carne vermelha não desenvolveram este tipo de câncer, enquanto outras ficaram enfermas mesmo comendo raramente.
Na verdade, a carne vermelha é uma importante fonte de ferro, conforme o 20minutos.es.