No ano passado, uma companhia de Barcelona desenvolveu um aplicativo que em 10 segundos apenas, permite a qualquer pai ou mãe saber o motivo do choro de seu filho. Denominaram-no “Tradutor de choro“.
Recentemente, cientistas japoneses anunciaram que desenvolveram um programa de computador capaz de analisar o choro dos bebês. Por enquanto, o sistema consegue diferenciar o choro decorrente de alguma dor dos demais tipos. Trata-se de um invento semelhante ao dos cientistas espanhois.
Os pesquisadores acreditam que, em breve, o tradutor do choro dos bebês poderá dizer aos pais se seus filhos então com sono, fome, precisando trocar de fralda ou com dor, conforme publicado na BBC:
Nos resultados divulgados na mais recente edição do International Journal of Biometrics, os japoneses afirmam que conseguiram um índice de 100% de acerto em seus testes para diferenciar quando o bebê chora porque está com dor de quando chora por outras razões.
Para conseguir isso, o sistema desenvolvido analisa a frequência e a potência do choro para classificá-lo.
Apesar de estarem usando uma grande estrutura de computadores para realizar a análise, os cientistas acreditam que a técnica poderá ser implantada em monitores portáteis ou até mesmo aparelhos de celular.
A empresa te tecnologia espanhola Biloop já havia lançado em novembro do ano passado um Clique aplicativo para o Iphone chamado Cry Translator (“Tradutor de choro”, em inglês). Segundo a empresa, os testes teriam comprovado que o programa acerta 96% das vezes, mas nem todos os consumidores concordaram.
Tomomasa Nagashima, professor do Instituto de Tecnologia Muroran, em Hokkaido, no Japão, e um dos líderes do projeto, diz que a tentativa de ajudar os pais a interpretar o choros dos bebês realmente não é nova, mas que os monitores do futuro poderão traduzir o choro dos bebês para que os pais saibam o que significa com absoluta certeza”.
vooce e massa
que fofo que teve esse filho!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk