Cientistas descobrem repelente de insetos não-tóxico

Pe de formiga ampliado no microscópio (Cambridge University, publicada no Daily Mail: http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-1220015/Give-insects-slip-new-repellent-makes-slide-surfaces.html)
Um close-up feito com microscópio dos pés de uma formiga e do líquido adesivo que solta enquanto caminha.

Cientistas da Universidade de Cambridge anunciaram, recentemente, uma importante descoberta. Trata-se de um novo repelente de insetos contra cupins, baratas, formigas, gafanhotos, muriçocas e outras pragas. O produto é barato, ambientalmente seguro, não-tóxico.

Espera-se que o desenvolvimento deste repelente possa acabar com a ameaça de pragas responsáveis por prejuízos de milhões e milhões de dólares, devido a danos que causam a saúde das pessoas, a cada ano.

Um porta-voz da universidade disse: “Os insetos são capazes de se agarrar a quase qualquer superfície natural e artificial, utilizando uma emulsão com propriedades semelhantes ao pudim ou ketchup. Eles secretam esse líquido da parte inferior de seus pés.

Esta secreção que os insetos liberam dos pés transforma-se em um lubrificante que os permite escorregarem “como alguém com os pés molhados no chuveiro”.

A nova tecnologia a partir desta descoberta vai ser aplicada em locais de risco, tanto dentro quanto fora da casa, em culturas, em tubos de ventilação, mobiliário, embalagens para alimentos e mamadeiras. Suas aplicações práticas são infinitas.

Mas ainda não está disponível. Primeiro os descobridores Jan-Henning Dirks, Christofer Clemente and Walter Federle vão patentear sua descoberta.