Os sons emitidos por elefantes, são estrondosos, barulhentos, ouvidos a centenas de metros distantes. Pensava-se que era a única forma de comunicação que usavam. Uma pesquisa recente, no entanto, revelou que eles se comunicam usando uma linguagem que os seres humanos são incapazes de ouvir.
Os pesquisadores no Zoológico de San Diego monitoraram as conversas de uma manada de elefantes africanos, no parque de animais silvestres.
Eles descobriram que quando os elefantes emitem um rosnado, a maioria das chamadas é inaudível, pois é muito baixa para serem detectadas por nossos ouvidos.
A equipe liderada pelo Dr. Matt Anderson decidiu analisar estas chamadas, na tentativa de desvendar o que os animais estavam dizendo uns aos outros.
Colocaram uma coleira especial de quase três mil dólares no queixo de oito elefantes. As coleiras tem um sistema de rastreamento GPS e dispositivo de gravação.
Gravaram vocalizações dos elefantes num período de 10 semanas. Os dados revelaram que as fêmeas estavam se comunicando com uma “linguagem secreta”, conforme notícia do Daily Mail.
As elefantas grávidas usavam comunicação de baixa freqüência para informar ao resto do rebanho, quando estavam prestes a dar à luz. O aviso servia para advertir a outros elefantes para observarem a existência de predadores e assim garantir a segurança dos elefantinhos recém-nascidos.
Dr. Anderson, que é o diretor da biologia comportamental no parque, disse: “Nós pensamos que os elefantes tinham um vocabulário certo, mas estamos percebendo que eles se comunicam de outras formas que ninguém percebeu antes.”
OBS: Entre as maiores coisas do mundo o avestruz é o maior corredor e o elefante é o maior animal terrestre.
Pingback: Primeiros elefantes gêmeos do mundo nascem na Tailândia | O Brasileirinho - atualidades para crianças e jovens