A equipe de cientistas responsável pela supervisão do sistema de imagens a bordo da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO) publicou um mapa topográfico na mais alta resolução abrangendo quase a totalidade da Lua. NASA lançou o LRO espaço em junho de 2009.
Este novo mapa topográfico, realizado no Arizona State University (EUA), mostra a forma da superfície lunar em uma escala de cerca de 100 metros por pixel.
A lua é o nosso vizinho mais próximo, mas a sua morfologia ainda estava incompleta, por conta das limitações instrumentais de missões anteriores.
A câmera de ângulo grande do LRO e o instrumento Lunar Orbiter Laser Altimeter instrumento (LOLA), tornou possível aos cientistas elaborarem com precisão a forma da lua em alta resolução.
“Nossa nova visão topográfica da Lua fornece o conjunto de dados que os cientistas lunares têm estado à espera desde a era Apollo. De agora em diante poderemos determinar a forma como a crosta está se deformando, entender melhor as características das crateras, bem como planejar melhor futuras missões humanas e robóticas para a lua”, disse Mark Robinson, investigador principal para o Lunar Reconnaissance Orbiter Camera (LROC) da Arizona State University Tempe.