Gostei da originalidade do Ministério da Saúde do Chile na campanha anti-fumo, lançada na quarta-feira, com o objetivo de convencer os fumantes a largar este hábito feio e doentio.
O slogan “Eu tenho mau hálito” estará nos maços de cigarro vendidos no país, a partir de novembro, conforme noticiado pela BBC. A outra frase, “A fumaça do cigarro impregna todo seu corpo e te mata dia a dia”, também estará impressa nos maços, junto com a ilustração de um sorriso com dentes amarelos, por causa do fumo.
Depois de uma pesquisa realizada pelo Demoscópica, o governo chileno percebeu que os fumantes não se incomodam com imagens de doentes, porque acreditam que somente depois longos anos fumando é que isso acontece. Mas o mau hálito do cigarro e os dentes amarelos, isso sim, incomoda bastante.
A medida foi anunciada pela ministra da Saúde, Soledad Barría, e faz parte da lei contra o tabaco que entrou em vigor em agosto do ano passado. Ela pretende “chocar”, principalmente os jovens, para que eles não comecem a fumar.
A campanha vai combater a imagem “atraente”, “divertida” e até “cool” que é associada ao hábito de fumar na publicidade das diversas marcas de cigarro.
Vejam estas outras notícias sobre o tema:
Pesquisa mostra que jovens começam a fumar entre 6 e 14 anos
Adolescentes drogados representam 80% dos casos da promotoria
Estudo mostra que adolescentes que trabalham consomem mais drogas
Pingback: STJ define prazo de cinco anos para fumantes doentes pedirem indenização | O Brasileirinho - atualidades para crianças e jovens