Celular não causa câncer no cérebro, diz estudo

Ilustração celular não causa câncer no cérebro

O maior estudo sobre a influência ou não do celular nos casos de câncer no cérebro foi divulgado por pesquisadores liderados pelo Instituto de Cancer Epidemiology, em Copenhague.

A pesquisa deles envolveu 358 mil usuários de celular com idade superior a 18 anos. A conclusão dos pesquisadores é que as taxas de risco de câncer no sistema nervoso central dos usuários de celulares é praticamente as mesmas dos não-usuários.

Os cientistas estudaram toda a população dinamarquesa com mais de 30 anos e os nascidos na Dinamarca depois de 1925, através da coleta de informações sobre assinantes de telefones celulares nas operadoras e também nos registros de câncer nos hospitais.

Foram analisados dados de 10.729 casos de tumores do sistema nervoso central, entre 1990 e 2007, segundo um relatório em bmj.com (o site on-line do British Medical Journal).

Quando os números foram restritos a pessoas que usavam telefones celulares – 13 anos ou mais – as taxas de câncer eram quase a mesma dos que não usavam celulares.

Saber que o uso de celular não causa câncer no cérebro é uma boa notícia para muita gente que já não consegue viver sem estes aparelhinhos tão úteis neste mundo tecnológico.