Câncer tratamento com auxílio de bactérias do solo já é possível, segundo estudos científicos feitos em laboratório e que serão testados em breve em pessoas.
Pesquisadores descobriram que a bactéria Clostridium sporogenes que cresce em ambientes com pouco oxigênio, prospera dentro de tumores cancerosos, quando injetada em pacientes com câncer.
O procedimento é simples. Aplicam uma droga anti-câncer em pacientes com a doença e quando a substância chega ao tumor, a enzima bacteriana ativa a droga e destrói apenas as células do tumor.
Segundo os cientistas da universidade de Nottingham e da Universidade de Maastricht, a nova droga para tratamento câncer poderá ser testada em pacientes a partir de 2013, após superar os obstáculos burocráticos exigidos antes de começar os ensaios clínicos.
O professor Nigel Minton, da Universidade de Nottingham, disse que se trata “de um fenômeno totalmente natural, que não requer alterações fundamentais e é perfeitamente específico. Podemos explorar essa especificidade para matar as células tumorais e conservar incólume o tecido saudável”.
Ele disse que a nova terapia pode levar a um procedimento simples e seguro para o tratamento câncer de diversos tipos.
“Esta terapia irá matar todos os tipos de células tumorais. O tratamento é superior a um procedimento cirúrgico, especialmente para pacientes com alto risco ou com tumores em locais de difícil acesso”.
Segundo Minton, a cepa que eles desenvolveram será testada em um ensaio clínico em 2013, liderado por Jan Theys e Lambin Philippe da Universidade de Maastricht, na Holanda.
“Um resultado positivo pode levar a sua adoção como uma terapia de primeira linha para o tratamento do câncer e pode aumentar a nossa chance de ganhar a batalha contra os tumores cancerosos”.