Se você é adolescente e está acima do peso comece a se prevenir, pois está no grupo de risco de desenvolver câncer no intestino, durante sua vida.
A afirmação é baseada em um estudo da Universidade de Harvard e do hospital da Universidade de Orebro, na Suécia.
Durante 35 anos, os pesquisadores acompanharam 240 mil pessoas, entre 16 e 20 anos, até a idade adulta, conforme divulgado na publicação científica GUT. Baseados nesse acompanhamento e estudo, concluíram que os adolescentes acima do peso tinham a duas vezes mais possibilidade de ter câncer no intestino do que os que estão com o peso ideal.
Pior ainda: se o adolescente está obeso as chances mais do que dobram.
“O final da adolescência marca a transição da infância para a idade adulta e é um período de crescimento acelerado, principalmente entre homens, então esse período pode representar uma janela crítica”, diz o estudo.
“É importante que entendamos o papel da infância e da adolescência no desenvolvimento de câncer colorretal.”
Rachel Thompson, do Fundo Mundial para Pesquisas sobre Câncer, disse para a BBC que os indícios sugerem que a obesidade é um fator de risco para câncer de intestino.
“A descoberta é interessante porque dá uma indicação que o câncer de intestino pode estar associado ao estilo de vida ao longo da vida.”
“De certas maneiras, pesquisas entre a relação entre fatores como a obesidade e risco de câncer ainda estão começando.”
“Será interessante ver se pesquisas futuras comprovarão a relação entre gordura corporal na juventude e risco de câncer no futuro.”
Veja também
Dormir 1 hora a mais reduz 36% o risco de obesidade infantil
O que é câncer no intestino
O câncer colorretal é uma neoplasia maligna que afeta o intestino grosso e/ou o reto, acometendo a parede intestinal, e que dependendo do grau de invasão desta, pode comprometer outros órgãos, quer diretamente, quer através de metástases. Este tipo de câncer é um dos mais frequentes, e em geral está relacionado ao sedentarismo, obesidade, tabagismo, história familiar de câncer colorretal, predisposição genética, à dieta rica em carnes vermelhas, e possivelmente, à dieta pobre em fibras.
O câncer de intestino é o terceiro tipo de câncer mais comum no mundo, com cerca de 1,4 milhão de novos casos por ano.
O consumo de carne vermelha processada e gordura abdominal já tinha sido ligado ao desenvolvimento da doença.
Um conselho
Evitem alimentos que fazem mal a saúde, diminuam o consumo de carne vermelha e aumente o consumo de frutas e verduras. Converse com outros adolescentes que estavam acima do peso ou eram obesos e conquistaram o peso ideal. Se possível, procurem especialistas na área relacionada ao assunto, por exemplo, endocrinologista e nutricionista.