X

Novembro azula em alerta contra o câncer de próstata

Câncer de próstata azula o mês de novembro, mobilizando centenas de pessoas através de entidades. O objetivo é alertar os homens sobre a importância da identificação precoce e tratamento desta doença que vem matado centenas de pessoas.

Outubro foi o mês das mulheres se mobilizarem contra o câncer de mama. Novembro é o mês das campanhas de conscientização masculina. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

O tratamento para cancer de próstata é possível, mas nem todos os homens acreditam. Além disso, por conta do machismo, muitos homens preferem não fazer o exame. A campanha visa conscientizar os teimosos e não teimosos que o cancer na prostata tem cura.

Em vários países, o Movember é mais do que uma simples campanha de conscientização. Há reuniões entre os homens com o cultivo de bigodes (ao estilo Mario Bros), símbolo da campanha, onde são debatidos, além do câncer de próstata, outras doenças como o câncer de testículos, depressão masculina, cultivo da saúde do homem, entre outros.

Câncer de próstata e os famosos

Rubens Barrichello é um recordista de GPs de Fórmula 1, respeitado internacionalmente, aderiu a moda do bigodão em prol da campanha Novembro Azul. Ele se encontra neste final de semana no Autódromo de Tarumã (RS), palco da décima etapa da Stock Car, o vice-líder da temporada 2014 da Stock Car. Ele sabe que o câncer na próstata tem cura, mas nem todos os homens tem esta consciência. Segundo noticia do Globo Esporte, Rubinho fez a seguinte declaração:

– Aderir à campanha “Novembro Azul”  é um gesto de solidariedade para quem sofreu ou sofre da doença. É também uma forma de ressaltar a importância do combate a mesma. Eu já não estou essas coisas de “bonitão” e com o bigode está uma beleza, mas pelo impacto e pela causa está valendo a pena – brincou o piloto de 42 anos.

(imagem: wikipedia)

***

Curtam a página da Ong Novembro Azul

 

 

Jackson Rubem: Jackson Rubem, escritor e jornalista
Related Post