Brasil vai fazer provinha para avaliar leitura e escrita de alunos do segundo ano do ensino básico
Brasília – A Provinha Brasil, prevista ser aplicada de 2 a 12 de abril em todo o país, já está sendo considerada mais uma ferramenta da rede pública para avaliar o nível de alfabetização dos alunos do segundo ano do ensino básico, normalmente na faixa dos 6 aos 8 anos de idade.
Além disso, pode ser uma oportunidade para que educadores promovam uma auto avaliação, já que será aplicada e corrigida por eles próprios.
A idéia dos idealizadores da Provinha Brasil é que, com o aperfeiçoamento da leitura e escrita, os alunos chegarão ao quarto ano, aptos para ler e escrever corretamente.
Na hora da avaliação, o professor deve explicar aos estudantes que a atividade é individual, sem direito a consulta e não valerá nota.
Os resultados das avaliações servirá para mostrar aos professores as dificuldades dos alunos e a qualidade do ensino que estão recebendo.
Segundo a secretária de Educação Básica do Ministério de Educação, Maria do Pilar Lacerda, a avaliação é importante no contexto nacional da educação.
“Os resultados da Provinha Brasil vão ajudar os professores a entender melhor o estágio de alfabetização de cada um de seus alunos. Ao entenderem isso, eles poderão com certeza refletir sobre o seu trabalho e melhorá-lo para garantir a educação de todos os seus alunos”.
Não haverá competição entre as escolas e os resultados não serão divulgados. Segundo a secretária, os professores devem ficar bastante tranquilos, porque a Provinha Brasil ajudará no projeto pedagógico e no processo de alfabetização.
Na opinião da secretária, a discussão dos resultados entre professores vai permitir verificar se o que é feito em sala de aula efetivamente funciona e o que pode ser feito para melhorar.
A prova não é obrigatória e sua aplicação depende da adesão das secretarias estaduais e municipais de Educação e, consequentemente, das escolas.
Cilene Figueredo
Da Agência Brasil