Existe coisa pior, no mundo globalizado, do que uma pessoa não saber ler nem escrever? Quem não sabe ler, não sabe ver a realidade, não sabe interpretar os acontecimentos, é uma pessoa desamparada em quase todas as situações.
Através da leitura, as pessoas passam a “ver, ouvir e falar”, podendo exercer sua cidadania, defender seus direitos.
Imagine um analfabeto em uma cidade grande, onde existem placas indicativas de locais. Ele tem de perguntar as pessoas, o que está escrito ali, no painel do ônibus, no cardápio do restaurante …
No Brasil, 10% dos brasileiros com mais de 15 anos não sabem ler nem escrever. A maior parte dos analfabetos no país é do Nordeste, negro, de baixa renda e tem entre 40 e 45 anos. Mais de 1 milhão de adultos são alfabetizados a cada ano, conforme você pode comprovar neste vídeo:
Nem só no Brasil mas tambem em Portugal e no resto do mundo.
O meu pai não andou na escola. Assinava o seu nome e ecrevia o que precisava em linguagem própria.
A verdadeira incultura é aquela em que julgam que sabem mais que os outros e vivem pisando.
Os politicos aproveitam as suas habilidades para nos enganar a todos e no final só damos conta de que estamos todos lixados………
Concordo com você. O analfabeto funcional é o pior de todos, porque ele é classificado como uma pessoa que já sabe ler, quando na realidade sabe apenas identificar os sinais linguísticos, ou as letras. Lê mas não sabe o que está lendo. No Brasil está aumentando o número de gente nesta situação.
Sei que a situação do Brasil em termo de analfabetismo é lamentável,mas pior do que o analfabeto comum é o funcional, onde a pessoa finge que aprendeu o governo o considera alfabetizado mas, na realidade ele nao é capaz de entender uma frase completa que leu.