Boa forma física contribui para o aumento da inteligência dos jovens

 Boa forma física contribui para o aumento da inteligência dos jovens (Flickr - Galeria de Slaff - http://www.flickr.com/photos/slaff/450208574/)

Um importante estudo científico, realizado por uma equipe de cientistas suecos, liderado por Maria Alberg, do Instituto de Neurociências e Fisiologia, comprova os benefícios resultantes da prática de esportes para a saúde humana. Jovens com boa forma física conseguem uma pontuação mais alta nos testes de inteligência.

“A capacidade do cérebro para minimizar os efeitos das lesões através de alterações estruturais ou funcionais é chamada de plasticidade cerebral. O exercício e por extensão a resistência cardiorrespiratória é um fator que afeta significativamente esta plasticidade”, diz Michael Nilsson, um dos autores do estudo que foi publicado em Proceedings of the National Academy of Sciences.

A pesquisa científica envolveu 1.221.727 suecos nascidos entre 1950 e 1976, que entraram para o serviço militar. Avaliou-se a resistência cardiorrespiratória e a força muscular de todos eles, aos 15 anos, enquanto estavam no segundo grau e aos 18 anos, quando começaram o serviço militar. Também foram submetidos a uma série de testes de inteligência: global, lógico, verbal e técnicas visuespacial.

Os dados mostram claramente que as pessoas com melhor forma física conseguem  melhores resultados nos testes de inteligência, especialmente no pensamento lógico e compreensão verbal.

“Estar apto também significa que você tem um coração e melhor capacidade no pulmão, possibilitando ao cérebro receber oxigênio suficiente. Isto pode ser uma das razões pelas quais pode existir uma clara relação entre o exercício e aptidão, porém uma maior inteligência não está necessariamente relacionada com força muscular “, diz o Dr. Nilsson.

Outra constatação interessante é que “melhorar a atividade física entre 15 e 18 aumenta as habilidades cognitivas, quando se alcança a idade adulta”, acrescenta.

“A educação física é um tema que ocupa um lugar importante nas escolas, e é uma necessidade absoluta, se quisermos sair bem em matemática e outras disciplinas teóricas”, lembra Michael Nilsson.

Portanto, se você leva uma vida sedentária, chegou a hora de começar a movimentar-se, seja efetuando caminhadas, academia de ginástica, natação, enfim, qualquer atividade física.