Um novo estudo científico concluiu que os bebês de 15 meses já são capazes de saber a diferença entre o certo e o errado, uma habilidade que distingue os seres humanos dos animais.
Além disso, os bebês que demonstram um bom entendimento do que é justo e injusto são as que mais gostam de compartilhar suas coisas com outros.
Os bebês da pesquisa foram capazes de diferenciar a distribuição igual e desigual de alimentos, mostrando uma consciência precoce de justiça, segundo os cientistas.
Pesquisaram também o elo entre a sensibilidade dos bebês e um comportamento justo e se eles estariam dispostos a compartilhar um brinquedo favorito.
Jessica Sommerville, professora de psicologia da Universidade de Washington, disse: “Nossos resultados mostram que essas normas de justiça e altruísmo são mais rapidamente adquiridas do que pensávamos”.
E acrescentou:
“Estes resultados também mostram uma conexão entre a justiça e o altruísmo em lactentes, de tal forma que os bebês que eram mais sensíveis à repartição justa dos alimentos também foram mais propensos a compartilhar seu brinquedo preferido.”
A pesquisa foi publicada hoje no jornal PLoS ONE.