Bebês da talidomida totalizam mais de 10.000 em todo o mundo

Talidomida é o nome de um remédio que surgiu na Alemanha em 1957 e era comercializado como um sedativo e hipnótico com poucos efeitos colaterais.

A indústria farmacêutica propagava a idéia de que o medicamento era tão seguro que poderia ser receitado para mulheres grávidas, a fim de combater os enjôos matinais. Bebês da talidomida totalizaram mais de 10.000 em todo o mundo

Em pouco tempo o remédio passou a ser vendido em 46 países do mundo, exceto no mercado norte-americano, segundo a wikpédia.

Apenas três anos depois do seu lançamento, começaram a perceber na Alemanha, Austrália e Reino Unido os casos de malformações congênitas, ou seja, crianças nascendo com defeito. Em 1962, os “bebês da talidomida”, ou “geração talidomida” já totalizavam mais de 10.000 em todo o mundo.

No Brasil, nasceram mais de 700 crianças com má-formação genética, porque as mulheres grávidas tomaram o tranquilizante e antiflamatório.

“São vítimas do uso inadvertido da talidomida. Foi uma fatalidade que aconteceu com essa primeira geração, nascida até meados da década de 1960”, afirma a procuradora da República no Estado de São Paulo, Eugenia Augusta Favero. No Brasil, cerca de 700 pessoas recebem pensão da Previdência Social por serem portadoras da Síndrome da Talidomida.

A talidomida foi proíbida no Brasil no início dos anos 60, mas voltou a ser usada na segunda metade da década de 1990, por omissão das autoridades públicas que permitiram o uso sem um controle adequado.

Surgiram então muitos casos de crianças que nasceram com problemas, por causa da substância.

Em 1997, o Ministério Público do Estado de São Paulo apresentou uma ação civil pública, pedindo que a União pagasse às vítimas da segunda geração uma indenização por danos morais. “A tese era de que a responsabilidade da União em relação a essas vítimas era muito maior do que em comparação com as primeiras vítimas, quando os riscos do medicamento não eram conhecidos”.

**
Você sabia que uma criança precisa de no mínimo 10 horas de sono para evitar problemas? Ler o texto>

3 replies to Bebês da talidomida totalizam mais de 10.000 em todo o mundo

  1. Eu acredito que na década de 80 ainda se usava algum medicamento com o uso dessa droga, pois em 82 eu fiquei gravida do meu primeiro filho e sentia muito enjoo então o médico me receitou um remédio, eu tomei durante algumas semanas e logo senti melhora. Só que quando meu filho nasceu, ele tinha má formação congênita, na parte do rosto, nasceu com lábio leporino, uma fístula na orelha esquerda e um pouco de retardo mental. Nunca pude provar pois o médico não colocou o nome do remédio no cartão do meu pré natal e na época, eu joguei fora a receita dada por ele. Mas eu conheço uma moça que também nasceu com lábio leporino e um rapaz que nasceu sem uma das mãos, ambos tem quase a mesma idade do meu filho, e as mães também tomaram remédio para enjoo.

  2. É um absurdo ainda ter crianças nascendo,vitimas deste remédio que comprova a deformidade.
    Gostaria de receber fotos e endereços destas pessoas.

    Obrigada
    Rosangela

  3. É possível que no Brasil, na década de 80 tivesse ainda um uso descontrolado desta substância devido à falta de regularização?

Comments are closed.