Batman vence Superman e é vendido por mais de um milhão de dólares

Batman vence Superman e é vendido por mais de um milhão de dólares

É impressionante a quantia que obras de arte podem render, principalmente muitos anos após a morte do autor. Uma escultura Giacometti foi vendida por 75 milhões de dólares e um simples livro atual por cem mil reais!

Mais impressionante é valor que alcançou o número 1 da revista “Action Comics”, onde apareceu pela primeira vez Superman. A revista foi vendida por um milhão de dólares. Três dias depois um exemplar de Batman foi comercializado pela quantia de um milhão e setenta e cinco mil dólares!

No caso de Batman, trata-se do “Detective Comics”, edição número 27, onde o chamado “melhor detetive do mundo” entrou em cena pela primeira vez.

A empresa de leilões Heritage Auction Galleries, sediada em Dallas, foi o beneficiária do desejo colecionista de um rico colecionador e aficionado pela Nona Arte, cujo nome não foi divulgado. Também não se sabe a identidade do vendedor, o qual tinha comprado a revista em quadrinhos, na década de 60, por US $ 100.

Pode parecer insignificante estes cem dólares, mas na infância dele, o preço de capa de uma revista deste gênero era de apenas 10 centavos, conforme notícia da Agência Telam:

O exemplar foi publicado em 1939. Após o sucesso de Superman, sua editora, a National Publications (depois DC Comics) estava ansiosa para explorar a galinha dos ovos de ouro. Foi o momento ideal para Bob Kane, na época um jovem artista sem muito talento , apresentar um personagem que resolveria os problemas de sua vida: o Batman. Inspirado em vários personagens anteriores, Kane não cometeu as falhas de Siegel e Schuster, os criadores do Superman.

Kane manteve segredo quanto a criação do personagem e assinou um contrato com a editorial para que sempre o reconhecesse como autor. Recebeu sozinho os rendimentos, deixando de fora Bill Finger, co-criador do personagem, e os outros escritores e artistas que fizeram os roteiros e desenhos que durante anos apareceram como “a obra de Bob Kane”.