Uma idéia original do Banco de Leite do Hospital Regional de Taguatinga foi a realização do concurso Miss Doadora, a fim de estimular a doação do precioso leite materno.
Entre os preparativos para a passarela e cuidados com os bebês, nove candidatas disputam hoje (18) o título de Miss Doadora de Leite 2009. O concurso, promovido pelo Banco de Leite do Hospital Regional de Taguatinga – cidade a 30 quilômetros de Brasília –, quer estimular a doação e comemorar os 31 anos da instituição, maior receptora de leite humano do Distrito Federal, com 450 litros por mês, conforme publicado pela Agência Brasil/Luana Lourença.
Ex-diretora do banco de leite a médica Sônia Salviano acredita que a iniciativa pode estimular a doação. “O concurso é uma forma de agradeceras doações que recebemos e chamar a atenção para a beleza da mulher que amamenta.”
Todas as candidatas são doadoras de leite, mas como em um concurso tradicional de miss, o critério para a escolha da vencedora vai ser a beleza. “Mas aqui também conta o carisma de mãe, a beleza do gesto de amamentar”, detalha o preparador das candidatas a miss, Clóvis Nunes.
Campeã de doação, com mais de sete litros por semana, a técnica de enfermagem Maria das Dores Rodrigues garante que a retirada de leite não compromete a alimentação de Adriele, 4 meses. “Eu recomendo a doação. É um ato de amor e pode salvar vidas de bebês.”
De acordo com Sônia Salviano, a retirada estimula a produção de mais leite. “O leite nunca acaba. Quanto mais a criança mama, mais leite a mãe produz. E toda mãe é uma doadora em potencial.” A médica, que foi doadora de leite, lembra que o aleitamento fortalece os bebês, fortalece o sistema imunológico, auxilia no desenvolvimento cerebral e reduz a incidência de doenças até a vida adulta.