Eles têm entre 15 e 29 anos e querem espaço, ser ouvidos, reivindicar e, principalmente, ter suas demandas atendidas. Dois mil jovens representantes dos 26 territórios de identidade da Bahia participam até domingo (30), em Salvador, da Conferência Estadual de Juventude, no Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque), no bairro da Caixa D’água.
O encontro, resultante das plenárias territoriais realizadas durante três meses, em 21 municípios, com a participação de 12 mil jovens, visa o debate público das idéias que vão nortear as ações do Plano Estadual de Juventude para a Bahia nos próximos dez anos. Durante a solenidade foi assinado o decreto de instituição do Grupo de Trabalho de Juventude, que terá a finalidade de estudar, elaborar e apresentar os instrumentos de execução da política Estadual de juventude.
Anselmo Machado, 26 anos, estudante do oitavo semestre de pedagogia, representa a região de Irecê. Ele propõe que sejam desenvolvidas, em sua cidade, atividades de cultura, lazer e esporte para oferecer opções aos jovens que, na falta de outra coisa para fazer, freqüentam bares. “Isso nada acrescenta do ponto de vista intelectual. Pelo contrário, o consumo excessivo de álcool só faz aumentar a violência”, opinou.
A conferência foi aberta, hoje (28) pela manhã, com a apresentação dos músicos da orquestra juvenil Neojibá, que executaram Bethoven e Strawinsk e arrancaram aplausos da platéia. Fã declarado do projeto, o governador Jaques Wagner ressaltou a importância de iniciativas que incluam socialmente o jovem e promovam nele o espírito coletivo.
“Em meu governo, os 4 milhões de jovens baianos não serão vistos como um problema, mas sim, serão convocados a participar das discussões das políticas públicas para a juventude”, afirmou o governador.
Também participaram da solenidade, a primeira-dama, Fátima Mendonça, o vice-governador, Edmundo Pereira, secretários de estado, deputados federais e estaduais, prefeitos baianos, além do secretário nacional de Articulação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, Gérson Almeida, que destacou o fato da Bahia ter organizado uma das maiores conferências estaduais preparatórias para I Conferência Nacional, em maio, no Distrito Federal.
Programação Cultural
Diversas atrações culturais estão programadas para conferência. No espaço da Escola Parque, em um ambiente amplo com predominância do verde, foram montados um palco, três praças de alimentação e um Centro Digital de Cidadania, além dos galpões de artes e de plenária.
Nos intervalos das discussões, grupos culturais como a Marujada de Curaçá e Samba de Roda de Santo Amaro da purificação fazem exibições entre os participantes. Amanhã (29), haverá números de malabarismo e shows das bandas Pracatum, Simples Rap’Ortagem e Diamba, além de intervenções de dança étnica e de rap.
mml/is