X

Astrônomos sugerem grande mar líquido sob capa de gelo de Titã

Foto: Nasa

Cientistas estão de olho em Titã, a maior lua de Saturno, por causa de sua atmosfera densa e complexa, seu clima e a presença de lagos e mares em seus polos.

Há mais de duas décadas, pesquisadores acreditam que sob a superfície da lua gelada existe lagos e inclusive mares de hidrocarboneto líquido, que fazem da lua um segundo mundo do Sistema Solar. O primeiro é a Terra, por causa da massa líquida em sua superfície.

Até à data, os dados recolhidos pela sonda Cassini, que está presente há sete anos na órbita de Saturno, tinham sido suficientes para deduzir a presença de grandes lagos, especialmente concentrados em torno de ambos os polos.

Agora os cientistas vão mais além, depois de observarem mais atentamente as informações fornecidas pela sonda. Um grupo de pesquisadores do Observatório Real da Bélgica, em Bruxelas, acredita que existe sim, um oceano gigante, embaixo da superfície de Titã.

O estudo, publicado em arXiv.org , revela mais um fato importante acerca da imensidão infinita do Universo onde nos encontramos e seus incontáveis mundos.

Não é sem motivo, portanto, que os cientistas imaginam uma frota de robôs escalando as altas montanhas de Titãs e outros mundos.

Jackson Rubem: Jackson Rubem, escritor e jornalista
Related Post