Existem algumas manias de bebês que deixam os pais bastante preocupados, mas outras são divertidas, principalmente aquelas relacionadas a alimentação do bebê. Qual o pai ou mãe que não sente prazer em observar seu filho comendo bastante e sujando-se com a comida? Se as crianças se alimentam bem com uma refeição saudável, estão no caminho certo para brilharem em qualquer atividade na vida futura.
O jornal espanhol 20minutos publicou um texto interessante “Las cuatro manías de mi hija la hora de comer”:
A primeira é que ela se recusa a tomar purês e alimentos para bebês. Ele não quer. Fecha a boca e não há nada que eu possa fazer. Tão claro nos tem deixado desde que tem dez meses.
Ela quer mastigar. Ela come massas, arroz, queijo branco… come praticamente o mesmo que nós, mas em pequenas quantidades.
A segunda é comer exatamente as mesmas coisas que nós comemos. Pode estar desfrutando como uma louca dos seus pequenos pedacinhos de macarrão, mas quando seu irmão termina a refeição e olhe oferecemos iogurte, ela larga a massa e também quer iogurte.
A terceira é que está mordiscando todo o dia, principalmente porque tudo que ela vê ela quer. Já aprendeu a pedir bolachas e outras coisas.
A quarta é que tem que comer com as mãos. Tenta comer com a colher, mas consegue pouco e não tem paciência para insistir. Quase tudo que come com as mãos, acaba indo respingar em suas roupas. Até molho de tomate vai parar em sua cabeça.
Apesar disso, é justo dizer que ela está manchando menos. A foto é de quando ainda não tinha aprendido a técnica e metade da comida se perdia no caminho para a alegria do meu cão. Isso não acontece mais.
Temos alguns membros da família apenas, especialmente as avós, que teriam gostado de vê-la comer uma tigela de cereais como merenda, um prato enorme de purê de batatas no almoço e um lanche de biscoitos de fruta como fazia seu irmão.
Ver um bebê engolir provoca uma satisfação estranha em adultos.
Hoje sou mais feliz. Pensando bem, acho que suas quatro manias são quatro principais virtudes.
Em primeiro lugar, porque está mastigando, que é o que tem de fazer. Mastigar bem também é um forte apoio para falar melhor.
Em segundo lugar porque ela observa o que nós fazemos, o que está em nossos pratos e quer experimentar. Uma curiosidade pura e saudável.
Terceiro, que está constantemente em contato conosco para pedir comida ou água.
E quarto, por que ela está trabalhando a sua autonomia. Quer fazer as coisas por si mesma, mesmo não tendo completado um ano de idade. E isso é bom também.
E como ainda não é uma menina grande e bonita como diria minha avó, ela cresce e engorda, então podemos ficar tranqüilos.