O mais antigo sapato de couro do mundo, com idade de 5.500 anos de idade, foi criado com um pedaço de couro de vaca, mil anos antes da Grande Pirâmide de Gizé, e costurado com fios de couro.
Segundo os arqueólogos, o calçado provavelmente pertenceu a uma mulher que propositalmente enterrou na caverna, nas montanhas da província Vayotz Dzor da Arménia, perto da fronteira da Turquia moderna e Irã, durante um ritual misterioso.
A afirmação se baseia no fato de terem encontrado na caverna, além do sapato, três vasos de cerâmica cada um com o crânio de uma criança. Além disso, havia também recipientes de cevada, trigo e damasco.
Para o Dr. Ron Pinhasi, University College Cork, o sapato é uma descoberta de uma vida.
“Nós pensamos inicialmente que o sapato e os outros objetos eram de cerca de 600-700 anos, porque eles estavam em condição tão boa,” disse o Dr. Pinhasi.
“Quando nós descobrimos que o sapato remonta a 3500 aC e que era o mais velho sapato de couro, nós ficamos muito animados.”
Os arqueólogos não sabem explicar o motivo da grama dentro do sapato. Poderia ser para manter o frio ou manter a forma do calçado.
Sem dúvida, vai atrair muitos olhares, quando for exposto em algum museu.
Pingback: Tweets that mention Arqueólogos encontram o mais antigo sapato de couro do mundo – 5.500 anos! | O Brasileirinho - atualidades para crianças e jovens -- Topsy.com