Os cientistas da Rússia estão preparando um audacioso plano para ir aonde nenhum homem jamais foi, algo semelhante ao que aconteceu nos filmes de Hollywood como Armagedom e Impacto Profundo e que o ator Bruce Willis conhece muito bem. Pretendem enviar uma espaçonave real, para evitar a colisão de um gigantesco asteróide real, que está em rota de colisão com a Terra, conforme noticiado no jornal britânico Daily Mail.
O chefe da estação espacial russa Anatoly Perminov disse à estação de rádio Golos Rossii: “As vidas das pessoas estão em jogo. Devemos pagar centenas de milhões de dólares e criar um sistema que nos permita evitar uma colisão, ao invés de sentar e esperar que aconteça e mate centenas de milhares de pessoas.”
A missão seria destinada a um asteróide chamado Apophis, disse ele, que deverá passar perto da Terra em 2029 e novamente em 2036. “Os cálculos mostram que é possível criar uma nave espacial para fins especiais, dentro do tempo que temos, o que ajudaria a evitar o impacto. A ameaça de choque do asteróide com a Terra pode ser evitada.”
Já existe um debate científico quanto a melhor forma de se fazer isso. Alguns especialistas sugerem o envio de uma nave espacial para colidir com o asteróide, outros acham melhor usar armas nucleares.
Perminov disse que os detalhes do projeto ainda precisam ser trabalhados. Os russos vão contar com a participação da Nasa, a Agência Espacial Europeia e outros para participar.
A Nasa estima que, se o asteróide atingir a Terra, vai liberar 100.000 vezes mais energia do que a bomba nuclear lançada sobre Hiroshima. A poeira resultante do impacto cobriria toda a atmosfera do planeta Terra.