X

Aprender matemática brincando com celulares e smartphones é possível

Aprender matemática sempre foi um tremendo quebra-cabeça para muita gente pequena ou grande. Foi pensando nisso que o professor de design de jogos da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) Sylker Teles decidiu desenvolver um game, a fim de tornar mais fácil para todos o que é tão complicado. A ideia surgiu há cerca de dois anos, enquanto ele fazia doutorado, na Universidade de Kyushu, no Japão.

Ele explicou para a Agência Brasil sobre o desenvolvimento do jogo:

“Desenvolvi uma tese sobre jogos e educação e precisava de um protótipo para testar a minha hipótese de que crianças que jogam têm mais facilidade no aprendizado. Por isso, desenvolvi o Matemagos. Escolhi a matemática porque busquei alguns dados, principalmente, da UNESCO [Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura], sobre educação e países em desenvolvimento, e descobri que a matemática é um dos grandes problemas. Sempre tive essa preocupação. Nossas crianças se desenvolvem e chegam até a graduação sem um bom domínio da matemática”, explicou.

Quem quer aprender matemática por meio de celulares e smartphones e recorre ao Matemagos entra no “Reino da Tabu’Ada”. Ao entrar no ambiente, um bruxo abre uma porta dimensional permitindo a passagem de criaturas malignas. Os magos, heróis do game, precisam impedi-los de conquistar o reino e selar o portal. Mas, para ter sucesso nas batalhas, o jogador precisa aplicar alguns conhecimentos de matemática do ensino fundamental.

“As crianças vão jogando, vão se divertindo e a matemática está ali embutida na mecânica do game. Elas precisam resolver pequenas operações de matemática para ter sucesso nas batalhas e acabam absorvendo o conteúdo dessa forma”, disse Teles.

Aprender matemática com celulares e smartphones e a Amazônia

O professor Sylker Teles conhece os jogos que os amantes dos games adoram brincar. Entre os principais se encontram Final Fantasy e Saga e elementos da cultura pop atual, Harry Potter, Senhor dos Anéis e Game of Thrones. Estes jogos serviram de inspiração para desenvolver um método de estudo de matemática via celular e de forma divertida, como acontece com o Matemagos.

A Amazônia com sua rica cultura se encontra presente nos cenários do Matemagos.

“São seis magos os personagens principais e cada um é baseado em um aspecto diferente da cultura mundial. Existe um personagem, um indiozinho, que representa a amazônia. Ele é o pajé. A função dele no game é justamente a cura. É ele quem cura os outros personagens”, ressaltou o professor.

O melhor de tudo é que você pode experimentar o jogo para aprender matemática em celulares e smartphones, baixando gratuitamente. O Matemagos foi desenvolvido para plataformas Android e iOS.

O lançamento oficial está previsto para o fim de Outubro.

Você pode saber mais curtindo a página gamematemagos no Facebook.

Jackson Rubem: Jackson Rubem, escritor e jornalista
Related Post