X

Amamentação é esperança de vida de para 7 mil bebês récem-nascidos

A amamentação é a forma prática e barata de salvar a vida de 7 mil bebês recém-nascidos a cada ano no país, segundo alerta feita pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, durante o lançamento nacional da Semana Mundial de Amamentação.

O tema da campanha deste ano é “Amamentação na primeira hora, proteção sem demora”, escolhido pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (Waba, na sigla em inglês) para chamar atenção sobre a importância de amamentar o bebê na primeira hora de vida.

Durante solenidade realizada no centro da cidade, com a participação de cerca 300 mães e bebês, o ministro ressaltou por que é importante iniciar o aleitamento materno logo após o parto. Segundo ele, estudos mostram que esse momento é muito importante por vários motivos.

O reflexo de sucção do bebê está muito exacerbado, é importante para evitar hemorragias na mãe, o primeiro leite que vem – o colostro – é rico em anticorpos, é uma aproximação com a mãe muito importante, num momento de muita fragilidade do bebê. Estatísticas indicam que sete mil mortes de bebês no país poderiam ser evitadas com essa medida”, afirmou Temporão.

Dados da Waba mostram que, em todo o mundo, quatro milhões de bebês com menos de um mês de vida morrem a cada ano, mas, com a amamentação na primeira hora depois do parto, seria possível salvar 1 milhão deles. No Brasil, o número de crianças que morrem antes de completar um mês chega a 27 mil por ano. Seguindo a proporção da Waba, a morte de mais de 6.700 delas poderia ser evitada com a amamentação logo após o parto (Agência Brasil).

Jackson Rubem: Jackson Rubem, escritor e jornalista
Related Post