Adolescentes que vão para a cama depois da meia-noite estão mais propensos a sofrer de depressão e tem mais idéias suicidas, do que aqueles que vão dormir cedo da noite, até as dez horas, ou antes.
O estudo foi publicado no jornal Sleep. Segundo seus autores, quanto mais os adolescentes dormirem, melhor para sua saúde mental. O ideal é que durmam mais de 9 horas.
Os pesquisadores acreditam que a privação do sono está diretamente ligada depressão e pensamentos suicidas. Sono insuficiente deixa os jovens menos capazes de enfrentar o stress diário, aumenta a falta de concentração e torna difícil para eles lidar com os adultos.
Dr. James Gangwisch, autor e professor da Columbia University College of Physicians and Surgeons, em Nova York, disse: “Nossos resultados são consistente com a teoria de que o sono inadequado é um fator de risco para depressão.”
“Adequada qualidade de sono poderia ser uma medida preventiva contra a depressão e um tratamento para a depressão.”
Enfim, não dormir o tempo suficiente está associado a doenças mentais, estresse, flutuação de hormônios no organismo. Dormir e sonhar com problemas ajuda o organismo a processar lembranças dolorosas e promover a boa saúde mental.