Adolescentes neste louco mundo globalizado

Adolescentes enchem os shoppings e engarrafam o trânsito, quando saem dos colégios, nas grandes cidades, numa cena que se repete no Brasil, França, Alemanha, Japão, Argentina, Austrália, Estados Unidos e demais países do mundo globalizado. Há uma incrível semelhança no que eles estão vendo, ouvindo e sentindo, apesar das diferenças étnicas.

Adolescentes do mundo globalizado se acham diferentes e engraçados. Têm grande confiança em si e desconfiança nos políticos. Sonham terminar logo os estudos e fazerem sucesso na carreira que escolheram. São vidrados em televisão e adoram hamburgers. Os dedos percorrem velozmente o teclado do computador. Compram grande quantidade de cds e saem pelas ruas vestidos com jeans e camiseta.

Meinarart

As preocupações deles, que envolvem também seus pais, são a saúde de ambos, a Aids e o medo de perder a quem ama.

Sonham ter sua própria televisão, seu computador, som e carro, ao contrário dos de antigamente que se contentavam em falar, com orgulho, do carro que o pai possuía.

A indústria cultural operada através da televisão e da internet criou no jovem a sensação de estar, simultaneamente, em todos os lugares do mundo. Isso os fazem sentirem-se solidários com os heróis distantes, mas esquecerem a miséria que está nas periferias de sua cidade.