Aproveitando de um momento único, o fotógrafo conseguiu fotografar, pela primeira vez, uma Tupaia Montana, usando uma planta tanto para sua alimentação, quanto como banheiro.
A planta que é típica da ilha de Bornéu é a única do mundo que recolhe dejetos de animais e recicla, transformando-os em uma substância açucarada, consumida pelo Tupaia Montana e outros animais.
É uma situação onde todas as partes envolvidas saem ganhando, entre os quais o esquilo. Ele é atraído para a planta, quando sente o “ligeiro odor desagradável”, mas de sabor doce, quando exalado, conforme noticiado no Daily Mail.
Esta planta que inicia sua vida como carnívora, larga esta sua função, depois de alguns anos e passa a recolher e reciclar dejetos de animais.
Sua auto-suficiência significa que ela vive em um habitat conhecido por ser pobre em nutrientes. Tornou-se uma das máquinas de reciclagem da natureza, proporcionando o melhor que os animais das montanhas precisam. Uma demonstração de “inteligência vegetal”, assim como outra planta cujas flores acenam para os insetos, a fim de atrair agentes polinizadores.
Uma lição que poderia ser aprendida por cada nação, que está em desvantagem no quesito reciclagem.