Se você já comprou DVD educativo para uma criança, achando que vai reforçar suas habilidades de linguagem, está muitíssimo enganado! A informação é de pesquisadores americanos que fizeram sua pesquisa direcionada a um único produto da série “Baby Einstein”, da companhia Walt Disney.
Para chegar a esta conclusão surpreendente, os pesquisadores pegaram um grupo de 88 crianças com dois anos de idade e dividiram ao acaso em dois grupos: um viu o DVD durante várias vezes na semana e o outro não viu nenhuma vez.
Quando terminou o período estabelecido para o estudo, os pesquisadores fizeram uma avaliação das capacidades linguísticas, baseando-se em quantas palavras conheciam as crianças, segundo seus pais, e qual seu vocabulário depois de assistirem tantas vezes ao DVD.
O resultado foi surpreendente. Os que assistiram ao DVD não mostraram maior conhecimento do que os que não assistiram.
Este trabalho de pesquisadores da Universidade da Califórnia (Estados Unidos) foi publicado no Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine e divulgado nos grandes jornais a exemplo do El Mundo.
A empresa disse que seus DVDs não afirmam trazer resultados educativos. “Não foram feitos para que os bebês fiquem mais inteligentes” e sim para “envolver os bebês e proporcionar aos pais ferramentas que ajudem seus filhos a enfrentar o mundo que os rodeia.”
**
Diminua o tempo de exposição de seus filhos a TV, leia boas histórias para eles e comprem muitos livros adequados para sua faixa etária. Isso sim vai ajudá-los a aumentar vocabulário e a adquirir conhecimentos. Toda criança gosta de ler e ouvir histórias!
Descubra mais sobre O Brasileirinho
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Não concordo. Afinal, tenho uma filha com de 1 ano e 4 meses e desde 1 ano, estimulo-a com dvds d série bebe mais. E é notório, o seu desenvolvimento linguístico e intelectual, ou seja, sua capacidade de observar e definir coisas, de raciocinar, de concentração. Agora, realmente não basta largar o bebe em frete da tela, e necessário estimulá-lo. Minha filha sempre assiste acompanhada de um adulto, eu ou seu pai, a vó, ou tios. Estimulando-a a tudo que ocorre. Hoje, comparada a seus coleguinhas e primos da mesma idade, ela é a que apresenta maior desenvolvimento a diferença e muito significativa, as vezes faz coisas que nem aparece ser uma criança de apenas 1 ano e 4 meses.
Como assim!!! Pois trabalhalho com crianças dessa faixa etária, com certeza posso afirmar que elas aprendem muito com videos e histórias infantis principalmente, isso não tem dúvidas pois avaliamos o desenvolvimento da criança, porém não basta somente deixar a criança vendo, o adulto precisa estar junto fazendo comentários, chamando a atenção das crianças, repetindo as palavras… Não podem afirmar isso apenas com uma pesquisa…