Os homens sempre tiveram necessidade de transmitir seus conhecimentos. Inicialmente os povos da China, Índia, Egito e América Central, comunicavam-se através de desenhos.
Depois inventaram o alfabeto e como não tinham papel escreviam em couro de animais e papiro, formando assim bibliotecas, onde as gerações futuras poderiam absorver seus conhecimentos.
Os livros eram muito caros, porque eram escritos a mão.
A partir de 1477, quando Gutemberg inventou a imprensa, os livros se popularizaram e hoje qualquer pessoa pode ler um.
Atualmente, a invenção mais moderna é o e-book. Livros inteiros podem ser adquiridos em cd, e lidos no computador no formato PDF.
Apesar da popularização da leitura no mundo, o ensino do Brasil, desde o golpe militar de 1964, entrou em decadência e vem piorando a cada ano.
É tão grave a situação que, segundo especialistas:
“A maioria dos adolescentes, quando não é completamente analfabeta, mal sabe balbuciar meia-dúzia de palavras e escreve verdadeiras barbaridades, tanto em termos ortográficos, como de absoluta falta de senso, de encadeamento de idéias”
Em termos de incentivo a leitura no Brasil, o muito que o governo Lula faz é mais do que os governantes anteriores fizeram, mas ainda é pouquíssimo.
Descubra mais sobre O Brasileirinho
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.
Adorei descobrir este site.