A afirmação é de Abu Dhabi que faz parte do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em Inglês), ligado a ONU.
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), Adnan Amin, disse que “de acordo com o relatório, o desenvolvimento da energia renovável é inevitável, uma vez que desempenha um papel fundamental no futuro para todo o mundo”.
Mais de 120 pesquisadores prepararam este documento importante. Eles analisaram várias medidas diferentes para desenvolver novas fontes de energia renovável. Segundo o texto, espera-se que este setor se desenvolva bastante até meados deste século e que seu uso seja multiplicado entre três a 20 vezes.
O relatório assinala que em 2009 houve um aumento acentuado na produção de energias renováveis: a energia eólica aumentou 30%; a hidroelétrica 3%; a solar vinculada às redes de distribuição, cresceu 50%; a geotérmica 4% e a solar para aquecimento de água 20%.
Além disso, a produção de etanol cresceu 10% e a de biodiesel 9%. O jornal estima que os investimentos necessários para desenvolver este sector na próxima década devem estar entre 1.300 e 5.100 milhões de dólares.