Na mente de algumas mães os dentes das crianças devem ser cuidados somente depois de seus filhos nascerem. É um raciocínio errado, pois dentes saudáveis, segundo especialistas em odontopediatria, dependem da mãe seguir, entre outras coisas, uma alimentação correta.
1- Os dentes de leite começam a calcificar desde a oitava semana de vida fetal. A alimentação adequada da mãe durante a gravidez é fundamental para o bom desenvolvimento do seu filho, ainda no ventre materno. Em outras palavras, a futura mamãe deve seguir uma dieta que forneça as vitaminas e minerais necessários.
2- Vitaminas e minerais também devem fazer parte da dieta da criança em sua infância. Além disso, a criança deve evitar ao máximo alimentos que contenham muito açúcar e amido.
3- Limpar as gengivas e bochechas do bebê com gaze umedecida em água fervida.
4- Os primeiros dentes em erupção devem ser limpos com uma escova macia, própria para criança ou o dedo com uma gaze para remover as bactérias, provenientes da alimentação infantil a base de leite. Este procedimento ajuda também a estimular as gengivas, durante o processo de dentição, muitas vezes doloroso, chegando a causar febre.
5- A escovação deve ser usada quando a criança estiver entre 12 e 18 meses. Usar uma escova macia com uma pequena quantidade de pasta, sem flúor.
6- Escovar os dentes das crianças após cada refeição e na hora de dormir ajuda a boa saúde bucal.
7- O ideal é que se faça a primeira consulta odontológica, quando a criança estiver com um ano e meio. O dentista fará um exame clínico completo e uma limpeza para diagnosticar qualquer problema dentário precoce. As visitas devem ser feitas a cada seis meses.
São recomendações simples e práticas que evitam muitos problemas para as crianças.