A urticária é simples e inofensiva, mas assusta bastante aos pais, quando aparece pela primeira vez em suas crianças. Eles ficam com medo, porque não conseguem imaginar quais as consequências.
Urticária são manchas avermelhadas na pele,com relevo, contornos irregulares e formas variadas e inconstantes. Podem aparecer isoladas, múltiplas, juntas ou separadas en diferentes partes do corpo, como por exemplo o rosto, o tronco ou extremidades.
Os pais se assustam bastante, quando notam que as lesões aumentaram, mas a preocupação é desnecessária, pois as urticárias geralmente são benignas.
Urticárias somente são perigosas, quando afetam os lábios ou a língua. Nestas áreas geralmente não coça.
Alguns dermatologistas definem urticária como uma alergia a alguma substância: alimentos, medicamentos, exposição, inalação ou contato com qualquer micróbio que infete ou forme colônia sem sintoma nem enfermidade.
Causas da urticária
A urticária pode aparecer em consequência de uma exposição ao calor, sol, exercício físico ou a uma pressão ou trauma mínimo. Além disso, certos alimentos como frutos secos, banana, abacate ou kiwi, naquelas pessoas já predispostas a alergias a estas e outroas substâncias.
Os sintomas da pele são consequência da liberação de várias substâncias por parte de algumas células do organismo, a exemplo da histamina, responsáveis pela urticária e prurido.
Pode acontecer o sumiço espontâneo das lesões, dando a falsa impressão de cura, mas reaparecem algumas horas ou dias mais tarde. Apesar da cor avermelhada dentro dos limites, pode acontecer o surgimento de uma pequena bolha.
Tratamento da urticária
Tratamento em casos leves e moderados é a administração, por via oral, de um anti-histamínico. Cabe ao médico indicar a dose e a frequência da administração.
Os médicos dizem que os que estão afetados por urticária não devem usar nenhum tipo de pomada a base de anti-histamínicos, corticoides ou qualquer tipo de unguento, pois podem causar uma reação prejudicial de fotossensibilidade.
Urgência médica
O chefe de pediatria do hospital da criança, na Espanha, Dr. Juan Casado, destaca, em seu blog saúde infantil, cinco situações relacionadas a urticária em que o médico deve ser consultado com urgência:
1. Se a língua ou lábios estão inchados com ou sem prurido.
-
Se os lábios estão roxos, escuros ou azulados.
-
Se houver dificuldade em respirar ou mudança no timbre da voz.
-
Se diminuiu o estado de alerta ou parece que não lhe interessa as coisas ao seu redor.
-
Se quando respirar aparece assobio ou chiado, principalmente se a criança está respirando mais rápido e fala entrecortado.